sexta-feira, 23 de novembro de 2012

. PERIGO !! 'smartshop' nas proximidades !

Adolescentes intoxicados por substância comprada em smart shop (Lusa/ Sol, 26/10/2012)

… «um rapaz de 17 anos sentiu-se mal psíquica e fisicamente», que «nem se segurava em pé» e … uma rapariga de 15 anos ficou «praticamente inanimada» e passou a noite no hospital.
… a directora da escola (no Alentejo) vai fazer uma comunicação aos pais para os informar sobre os perigos que representam os produtos vendidos nas 'smart shops'.
… o rapaz terá fumado um produto designado Cm21 que é vendido como «incenso»…

CM21 é uma mistura de ervas e óleos essenciais que refresca o ar suavemente com as fragrâncias aromáticas. Cria uma sensação verdadeiramente original, exótica e relaxante …

Embora algumas rotulagens dos produtos digam que alguns destes não são para consumo humano, alguns compradores usam-nos de diversos modos … e a sua ingestão, fumo ou contacto com a pele pode provocar danos, imediatos ou posteriores, irreversíveis e dependências

Estas substâncias e suas misturas (são/contêm drogas, mesmo que ainda não ilegalizadas) produzem delírios, alucinações, descoordenação de movimentos, perda de consciência, danos cerebrais, viciação, … e são piores que outras drogas porque têm efeitos imprevisíveis e tratamento ainda desconhecido ou impossível.

Infelizmente, também na nossa freguesia e próximo da escola já abriu uma destas ‘smart shops’.

«smartshop» é uma loja que vende (sob a forma de bebidas, alimentos, suplementos alimentares, medicamentos…, comprimidos, cremes, pós, sais, óleos, sabonetes, odorizantes, 'fumantes', …, kits de testes, livros, panfletos) substâncias psicoactivas, geralmente psicadélicas, dissociativas, entactogénicas e delirantes … que afectam/ alteram o físico e/ou psíquico e comportamental dos utilizadores.

Alguns exemplos de anúncios :
- « A …… é a maior Smartshop, Headshop & Seedshop online da Europa, oferecendo mais de 3000 produtos. Envio rápido e discreto para todo o mundo ! »
- «Smartshop. ……. tem muitos anos de experiência na venda de produtos energéticos naturais, afrodisíacos, ervas, plantas e sementes ... »
- « A tua Smart Shop …… agora podes encontrar todas as iguarias para alucinares a tua mente, temos uma vasta gama de produtos e muitas novidades.»
- « Bem vindo à …… Smart Shop, uma smart shop em Portugal dedicada à venda de Plant Feeders, Herbal Incenses, Bath Salts, Ethnobotanicals e Head Shop ...»

Atenção pais, encarregados de educação, crianças e jovens.
                .    PERIGO   !!     drogas   disfarçadas  !!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

(Não) Educar é ...

COMO   NÃO   EDUCAR    UM   FILHO
Policias de Houston, no Texas, publicaram uma lista de 10 “conselhos” para “criar um delinqüente”.
É interessante meditar neste resumo:

1- Comece na infância a dar o seu filho tudo o que ele quiser.   Assim, quando crescer, ele acreditará que o Mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.

2- Quando ele disser nomes feios, ache graça.   Isso fá-lo-á sentir-se interessante.

3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa.   Espere até que chegue aos 21 anos e “decida por si mesmo”.

4- Arrume tudo o que ele desarrumar:  livros, sapatos, roupas.   Faça-lhe tudo para que aprenda a atribuir aos outros toda a responsabilidade.

5- Discuta com frequência na presença deles.  Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.

7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto.  Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.

8- Tome sempre o partido dele contra vizinhos, professores e autoridades.  (Todos têm má vontade com o seu filho).

9- Quando ele se meter em alguma complicação séria, desculpe-se, dizendo que nunca o conseguiu dominar.

E, finalmente...
10- Prepare-se para uma vida de desgostos.

“ EDUQUEM  AS  CRIANÇAS  E  NÃO  SERÁ  PRECISO  CASTIGAR  OS  HOMENS” -  Pitágoras