segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Assembleia Geral da Assoc. Pais : 23.out.

APEEA.EB23.Telheiras:    Assembleia Geral  terça-f., 23 Out. 2012, 18h30 ou 19h00

Convocam-se todos os Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola B.2.3. de Telheiras1 para a Assembleia Geral da Associação (APEEA.EB23.Telheiras) a realizar na próxima Terça-f., 23 Out., pelas 18h30 no refeitório da escola, com a seguinte ordem de trabalhos (O.T.):

1. Apresentação de relatório de actividades e contas de 2011/2012;

2. Apresentação de Listas(s) candidata(s) e Eleição dos Órgãos da Associação (Direcção, Conselho Fiscal, Mesa da A.G.);

3. Outros assuntos :
- Entrega dos prémios do Concurso Logo realizado em Julho 2012;
- Proposta de quota e pagamento/inscrição de novos associados;
- Informações gerais;
- outros.

Nos termos do nº1 do artº 8º dos Estatutos da Associação de Pais (ver no Blog : http://apaistelheiras.blogspot.com, no seu ‘post’ de 9 Fev. 2010), se à hora marcada não estiverem presentes mais de metade dos associados a Assembleia Geral funcionará em segunda convocatória com qualquer número de associados presentes trinta minutos após a hora marcada, i.e, às 19h00.

Para efeitos do nº2 da O.T., a Mesa desta A.G. solicita o envio de lista de candidatos para os órgãos sociais da Associação (ou de interessados em juntar-se a uma lista) para o e-mail da associação - apais.telheiras@gmail.com ou sua apresentação na própria A.G. .

Relembramos que, segundo o artº 5º dos Estatutos, também é órgão da Associação o Conselho dos Delegados de turma, constituído pelos representantes eleitos pelos pais e encarregados de educação de cada turma, pelo que estes deverão contactar a associação (enviar para o e-mail da Assoc.: nome, turma/ano, e-mail e/ou telefone de contacto) e participar na A.G. .

Telheiras, 14/10/2012.  Pela Mesa da A.G. da Assoc. Pais:    Manuel Alves

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Poupar e reutilizar em livros e materiais


Hábitos de poupança na Holanda
     A propósito do desafio sobre os novos hábitos de poupança na abertura do ano lectivo, resolvi partilhar a minha experiência uma vez que vivo no norte da Holanda, onde tudo se passa de modo completamente diferente.
     Em primeiro lugar, os livros são gratuitos. São entregues a cada aluno no início do ano lectivo, com um autocolante que atesta o estado do livro. Pode ser novo ou já ter sido anteriormente usado por outros alunos. No final do ano, os livros são devolvidos à escola e novamente avaliados quanto ao seu estado. Se por qualquer razão foram entregues em bom estado e devolvidos já muito mal tratados, o aluno poderá ter de pagá-los, no todo ou em parte.
     Todos os anos, os cadernos que não foram terminados voltam a ser usados até ao fim. O contrário é, inclusivamente, muito mal visto. Os alunos são estimulados a reutilizar os materiais. Nas disciplinas tecnológicas e de artes, são fornecidos livros para desenho, de capa dura, que deverão ser usados ao longo de todo o ciclo (cinco anos).
     Obviamente que as lojas estão, a partir de Julho/Agosto, inundadas de artigos apelativos mas nas escolas a política é a de poupar e aproveitar ao máximo. Se por qualquer razão é necessário algum material mais caro (calculadora, compasso, por exemplo), há um sistema (dinamizado por pais e professores, ou alunos mais velhos) que permite o empréstimo ou a doação, consoante a natureza do produto.
     Ao longo do ano, os alunos têm de ler obrigatoriamente vários livros.
     Nenhum é comprado porque a escola empresta ou simplesmente são requisitados numa das bibliotecas da cidade, todas ligadas em rede para facilitar as devoluções, por exemplo. Aliás, todas as crianças vão à biblioteca, é um hábito muito valorizado.

     A minha filha mais nova começou as suas aulas de ballet. Não nos pediram nada, nenhum fato nem sapatos especiais. Mas como é universalmente sabido, as meninas gostam do ballet porque é cor-de-rosa e porque as roupas também contam. Então, as mães vão passando os fatos e a minha filha recebeu hoje, naturalmente, o seu ‘maillot’ cor-de-rosa com tutu, e uns sapatinhos, tudo já usado. Quando já não servir, é devolvido. E não estamos a falar de famílias carenciadas, pelo contrário. É assim há muito tempo.
     O meu filho mais velho começará a ter, na próxima semana, aulas de guitarra.
     Se a coisa for levada mesmo a sério, poderemos alugar uma guitarra ou facilmente comprar uma em segunda mão.
     Este sistema faz toda a diferença porque, desde que vivo na Holanda, terminou o pesadelo do início do ano. Tudo se passa com maior tranquilidade, não há a febre do "regresso às aulas do Continente" e os miúdos e os pais são muito menos pressionados. De facto, noto que há uma grande diferença se compararmos o nosso país e a Holanda (ou com outros países do Norte da Europa, onde tudo funciona de forma idêntica). Usar ou comprar o que quer que seja em segunda mão é uma atitude socialmente louvável, pelo que existem mil e umas opções. Não só se aprende desde cedo a poupar e a reutilizar, como a focar as atenções, sobretudo as dos mais pequenos, nas coisas realmente importantes.
      (- Público, 30-09-2011 )